top of page

Para ler, se informar e se inspirar. Traduzimos aqui nossa paixão por aprender, compartilhar e ensinar! 

Arquitetura     |    Decoração e Interiores     |     Nossas Histórias     |     Viagens     |     Diário de Reforma  

5 Dicas para banheiros sem ventilação

Bom dia!!


Recebi algumas mensagens no Insta me pedindo dicas sobre o que fazer em banheiros sem ventilação. Separei, então, 5 dicas que considero as mais interessantes.



1- Exaustor

Fonte: C&C


Não espere que ele funcione como uma janela, senão você vai se decepcionar, rs. A principal função do exaustor ou de um "Vento Kit" é retirar a umidade que fica parada no ambiente e fazer a troca do ar, que ocorre naturalmente em ambientes com janela.


Ele ajuda a tirar os odores e o ar parado de dentro do banheiro, além de diminuir a umidade dos banhos mais longos.


Importante: o funcionamento de um exaustor é mais lento do que uma janela, porque não conta com a movimentação natural do vento. Dessa forma, recomendo que para surtir efeito ele fique ligado por mais tempo do que sua permanência no local.


Mas, Nati, odeio aquele "barulhão" que fica fazendo. Dica: Instale o exaustor em um interruptor independente da luz. Dessa forma, você pode deixá-lo ligado quando sair do banheiro ou acioná-lo apenas em momentos específicos, sem ter que ouvir aquela "trilha sonora" toda vez que ligar a luz principal! rs

2-Toalheiro Elétrico

Fonte: Casa Abril


Nem sempre eles são baratos, mas funcionam muito bem em banheiros sem ventilação, porque aceleram a secagem das toalhas, que acabam ficando úmidas nesses locais.


Além de, claro, ser um conforto e tanto no inverno, onde você consegue pegar a toalha quentinha depois do banho, como nos hotéis! rsrs

3-Decoração Inteligente

Fonte: Pinterest


Apostar em velas e difusores aromáticos são opções simples e funcionais na eliminação de odores.

Banheiro com planta

Vasos de plantas também ajudam a diminuir a umidade além de, claro, deixar o banheiro mais aconchegante. Mas, cuidado! Invista nas espécies certas: bambus, bromélias e espadas de são jorge são plantas que se adaptam bem à locais mais úmidos.

4-Marcenaria em Compensado Naval

Sempre recebo queixas dos meus clientes sobre móveis de banheiro que se deterioram rápido demais.


Isso acontece porque quando o MDF fica exposto à umidade acaba retendo água e "estufando". Os gabinetes que ficam sob a pia são os mais impactados, porque além da umidade do próprio banheiro, acabam recebendo água que escorre da pia, etc.

Em banheiros onde não há ventilação natural, é mais comum encontrarmos as marcenarias com a fórmica soltando ou com a madeira estufada.

Isso acontece porque não foi usado o material correto para esse tipo de ambiente.

Recomendo sempre que a fabricação dessas marcenarias seja feita com madeiras específicas para áreas molhadas, como é o caso do compensado naval ou o MDF ultra, por exemplo, madeiras resistentes à água utilizadas na fabricação desses móveis.














Compensado Naval

MDF Ultra Verde


É claro que esse produto é mais caro, mas vai durar a vida inteira, rs.


Como tudo dentro de um projeto e um planejamento de obra, é sempre uma escolha que se faz: ou você paga mais pelo produto tecnicamente adequado e que não vai te dar trabalho, nem se deteriorar ou paga menos, com a consciência de que provavelmente será preciso trocá-lo em um determinado momento.


Nem todos os móveis que eu projeto são executados em compensado naval, porque a escolha de cada material leva em consideração as prioridades de cada cliente, de cada orçamento e de cada projeto. Mas sempre faço questão de explicar a diferença para que a decisão seja consciente.

5- Desembaçador de Espelho


Atualmente existem no mercado muitas marcas de adesivos desembaçadores ou aquecedores elétricos, que são instalados atrás do espelho para que não fiquem embaçados depois dos banhos.


Em ambientes sem ventilação, os espelhos demoram um tempo maior para desembaçar, então recomendo o investimento desses desembaçadores para que o processo seja acelerado e você consiga usar o espelho normalmente após o banho.



Gostaram das dicas?!

Se inscrevam na Newletter para receber os próximos posts: www.nataliasalla.com.br/news



Natália.



Receba novidades em primeira mão!

Se cadastre em nosso newsletter!

Posts Em Destaque

Conta pra gente o que você gostaria de ler aqui no blog.

Entre em contato!

Arquivo
bottom of page